domingo, 15 de julho de 2012

Atenção, prepara.... Valendo!

Lembra do programa Passa ou Repassa? Ou do Video Game, do Video Show, um tempo atrás (não sei como está hoje)? Ou qualquer outro similar. Volta e meia aparece um programa na TV nesse mesmo formato: os competidores, sozinhos ou em equipe, ficam atrás de uma bancada. Uma pergunta é feita, mãos para o alto, atrás da orelha, aguardam tensos pelo "valendo!" (ou "já!", "agora!", etc) do apresentador. Ao sinal deste, os competidores rapidamente apertam um botão, na bancada à sua frente, que acende uma luz ou faz um barulho que lhe dá o direito de responder a pergunta. Resposta correta: ponto! Quem aperta o botão primeiro, portanto, sai na frente no tal jogo.
Substitua o apresentador por um semáforo, a bancada por um carro e os botões por buzinas e você terá o trânsito das grandes cidades. Os competidores são bons! Nem bem o sinal fica verde, dezenas de buzinas já estão tocando, desesperadas, como se fossem realmente ganhar algum prêmio por isso. Não vão.
Talvez o prêmio esperado seja o tempo. Talvez elas pensem que se em cada sinal de trânsito no seu percurso conseguirem ganhar alguns milésimos de segundo, ao final do dia tenham mais tempo para seus hobbies, famílias ou trabalho extra, sei lá. Talvez eles achem que suas buzinas têm poderes mágicos e que se as tocarem bem depressa alguns carros à sua frente simplesmente desaparecerão do trânsito, deixando o caminho livre. Ou talvez sejam pessoas desligadas e tenham instalado em seus carros algum tipo de sensor que os avise quando o sinal abriu, para que se liguem de andar com o carro. Talvez achem que todos à sua frente sejam igualmente desligados a ponto de não ter percebido que o sinal abriu.
O mais provável, no entanto, é que estejam apenas gozando do seu "direito de ser um babaca", sobre o qual falei em outro post (http://www.vouemboraprasuecia.blogspot.com.br/2012/07/voce-tem-todo-o-direito-de-ser-um.html). Ficam irritados com o trânsito e resolvem levar todos os demais à loucura. São, em outras palavras, uns pentelhos mal educados. Mas é incrível quantos desses você encontra na rua todos os dias!
Pro caso de alguém ter perdido essa aula na auto escola, segue uma pequena lição sobre a buzina:


"O artigo 41 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define o uso da buzina. O condutor de veículo só poderá fazer uso de buzina, desde que em toque breve, nas seguintes situações:
I - para fazer as advertências necessárias a fim de evitar acidentes;
II - fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo.
Observem que o uso se dá em toque breve. Pois é, deveria ser assim, mas quem nunca foi acordado de madrugada com um maluco apoiando o braço na buzina? Mais uma lei que não se aplica na prática. No artigo 227 estão as circunstâncias passíveis de multa:
I - em situação que não a de simples toque breve como advertência ao pedestre ou a condutores de outros veículos;
II - prolongada e sucessivamente a qualquer pretexto;
III - entre as vinte e duas e as seis horas;
IV - em locais e horários proibidos pela sinalização;
V - em desacordo com os padrões e freqüências estabelecidas pelo CONTRAN;"



E tem ainda os chatos dos motoristas de ônibus que, impedidos de buzinar, ficam piscando o farol e fazendo "TSSSS! TSSSSS!". E olha que eles nem podem andar mais rápido que você, no fim das contas.
Falta paciência, falta educação, falta parar de achar que o mundo - e o trânsito - giram apenas em torno do seu umbigo. Vamos entender de uma vez por todas que: 1- se você viu que o sinal ficou verde, o amiguinho do carro da frente, provavelmente, também viu. 2 - sua buzina não é mágica, ela é chata, inconveniente e ineficaz quando o assunto é fazer com que o trânsito ande mais depressa.





Um comentário:

  1. Isso ai! Nada de buzina! Esquece ela! Alias as buzinas deveriam vir de fabrica de forma que impedisse que fazer um FOOOOOOOOOON tão prolongado!

    Vamos criar uma campanha: sua a buzina não acelera o transito (ou qualquer coisa do tipo rs)

    ResponderExcluir