terça-feira, 3 de julho de 2012

você tem todo o direito de ser um babaca

"Aos 28 anos, voltei a morar na casa do meu pai. Ele tem 73 anos e é sábio como Sócrates, só que desbocado e muito mal humorado", diz o americano Justin Halpern, na capa do livro "Meu pai fala cada merda" (original, em inglês: Shits my dad says). 
Eu comprei esse livro para me distrair durante o longo voo até o Canadá em minhas últimas férias. Era pequeno e parecia divertido. Como já estava levando um outro livro, achei que seria o suficiente.
Por algumas horas eu ri, sozinha, no avião. Ri não, gargalhei! As pessoas a minha volta devem ter me achado maluca, inclusive, que não se vê comumente, por aí, alguém rindo tanto com um livro.
Das muitas pérolas sábias, desbocadas e mal humoradas do livro, no entanto, uma se tornou a nossa favorita aqui em casa: "Você tem todo o direito de ser um babaca, só não deve usá-lo com muita frequência".
Vez por outra, meu namorado e eu repetimos essa frase, quase como um mantra.

Exemplo 1: o motorista fecha o carro, em alta velocidade,e vamos parar num buraco da pista para desviar, que bem podia ter furado o pneu.
Meu namorado: Filho *%#%&*! Pra quê fazer isso?
Eu: Deixa pra lá, vai, ele tem todo o direito...

Exemplo 2: a caixa do supermercado ao lado do nosso prédio joga a sacola em cima de nós - irritada por ter que nos dar 5, dos 7 centavos devidos de troco - e vira a cara, chamando o próximo da fila, como se fôssemos incômodos.
Eu, irônica: Adoro como eles tratam bem os clientes, aqui!
Meu namorado: é, mas você sabe, eles têm todo o direito de serem babacas

Exemplo 3: nossa ex chefe, mais uma vez, apronta uma das suas, fazendo qualquer coisa para tornar o ambiente de trabalho insuportável e acabar com o moral da equipe (pouparei o leitor dos detalhes sórdidos).
Horas depois, em casa, eu ainda estou irritada com o que aconteceu.
Meu namorado: Você se irrita demais, esquece isso! Não deixa ela te atingir desse jeito. Você sabe: ela tem todo o direito de...
Eu, irritada: Mas não devia usá-lo com tanta frequência! Ela abusa desse direito!

No caso da minha ex chefe, "só Jesus na causa", como se diz, mas é importante lembrarmos que as pessoas têm seus dias difíceis e que temos que tentar ser mais tolerantes. É horrível ser destratado e eu mantenho minha opinião de que falta muita educação nas pessoas, mas entendam que não estou me contradizendo: o que estou dizendo é que você tem o direito de agir errado ou dar umas patadas um dia ou outro na vida. Não é que esteja certo, mas é totalmente perdoável.
O motorista que fechou nosso carro podia estar a caminho do hospital, nervoso porque alguém da família passou mal. A caixa do supermercado podia ter acabado de levar uma cantada do chefe. Vai saber.
Você pode se irritar porque está de TPM ou porque sua mulher está de TPM, porque o maldito telemarketing te ligou às 8 da manhã de um domingo de ressaca ou porque seu filho quebrou seu vaso de cerâmica chinesa de estimação (e caríssimo). 
Só não vale deixar que esquecer sua educação em casa se torne um hábito. Faça o possível para lembrar que os outros não têm culpa do seu mau humor e, por favor, peça desculpas quando voltar ao normal, se tiver a oportunidade. Se não estiver em condições de ficar sorrindo e ser simpático, pelo menos mantenha a educação. "Bom dia","obrigado" e "volte sempre" podem ser ditos mesmo se você estiver sério. 

Um comentário:

  1. Ju eu tb comprei esse livro!! ADOREI!! Eu gostei do final tb! Fiquei de ler de novo. Eu ja seguia ele no twitter, inclusive tinha frases que eu ja tinha lido lá. Mas as historias são muito boas! Tambem ri muito lendo! O titulo é bom, mas você ele não da a minima ideia do conteudo como um todo!

    Hoje eu to so exclamação !!!!! Bjos

    ResponderExcluir