quarta-feira, 20 de março de 2013

orgulho de ser castanho

Meu marido tem lindos olhos verdes. Herdou o tom claro do pai, que tinha lindos olhos azuis.
Ainda assim, me dá um nervoso que as pessoas olhem para nós e dizem: "Tomara que os filhos de vocês puxem os olhos do pai. Imagina que coisa linda, nascer tudo de olhinho claro!"
E por acaso castanho não é uma cor bonita? Por ter olhos claros é condição pra se ser bonito? E por acaso todo mundo que tem olho claro é bonito?
Eu gosto muito de castanho! Acho a cor linda! Até a palavra "castanho", eu acho bonita. Pode ser um ato inconsciente de autodefesa, autoestima, mas eu adoro todos os tons de castanho - do mais escuro, quase preto, aos mais claros, quase mel, passando pelos tons esverdeados, são mais do que os tons de cinza do livro. Acho confortantes, confiáveis, acolhedores. Familiares, talvez. E, mérito seu, o castanho combina com qualquer tom de pele.
Acho que o castanho merece tanta admiração quanto qualquer verde, qualquer azul.
Se meu marido tivesse os olhos castanhos ele seria tão lindo quanto eu acho que ele é com seus olhos verdes. É como uma fotografia: se for boa, fica bonita colorida, em "sépia", em preto e branco.
E tenho certeza de que nossos filhos serão lindos de qualquer jeito, e de qualquer cor!
E embora eu não tenha como escolher, não vai ser nada estranho que puxem o gênio birrento da mãe e venham todos castanhinhos, só pra dizer ao mundo, "viu? Eu sou castanho e sou lindo! Não preciso de olhos claros pra isso!"
Sim... é bem capaz de que eles venham castanhos como a mãe, com os cachinhos do pai e - tomara! - com as bochechas da tia Jeniffer.


Um comentário:

  1. Adorei!
    E também tenho orgulho de ser castanha... apesar de quaaaaaase ser azul, aquela coisa de Azão-azinho da genética.
    E, Jujuca, Brito+Pires vai dar em criança linda, não tem jeito, pode apostar.

    ResponderExcluir