segunda-feira, 30 de julho de 2012

é pro fantástico?

Quando eu era solteira, morava sozinha e não trabalhava nas tardes de domingo (o que nos remete a um longínquo tempo de faculdade), eu costumava ficar acordada até o mais tarde possível nos sábados para me certificar de que dormiria até bem tarde no domingo (não que eu precise de muito cansaço para dormir até tarde). Daí enrolava na cama mais um tanto, tomava um banho beeeeeem demorado arrumava alguma coisa para comer e ia ao cinema. Sozinha mesmo. Com sorte, chegava em casa já pela hora do Fantástico e não tinha que ficar reclamando a má sorte de não ter TV a cabo em casa. Ir ao cinema sozinha não me incomodava, o que me incomodava era o Faustão. O Gugu conseguia me fazer dormir e nem me lembro quais eram as outras opções, na época. Lá no meio da tarde ainda tinha o futebol e a minha internet era discada, sem grandes atrativos.
Hoje, na hora do futebol eu não escapo. Tenho que arrumar outra coisa pra fazer porque tem homem na casa e do tipo que assiste até campeonato colegial, se deixar. Para o horário do Faustão, alugamos algum filme, já que nem a TV a cabo é garantida nas tardes de domingo.
A questão é que naquela época do cinema, eu achava o Fantástico um programa legal. Não chegava a ser "fantástico", mas distraía bem o fim de domingo. Não sei se eu fiquei mais crítica ou se o programa está perdendo a graça, mas tenho achado as reportagens tão chatinhas e sem conteúdo que eu prefiro ficar jogando paciência no celular a maior parte do tempo. O único que realmente se salva é o Tadeu Schmidt - esse sim, digno do nome do programa. Acontece que por melhor que ele seja, não parece certo que a melhor parte do Fantástico sejam os gols da rodada.
Hoje, por exemplo: nós alugamos um DVD depois de assistir algumas competições olímpicas e não vi o começo do programa. Na hora em que sintonizei a emissora, estavam apresentando um pseudo júri popular, formado por fãs do casal Robert Pattinson e Kristen Stewart para julgar a infidelidade da moça. Verdade ou montagem? E se foi verdade, ela merece ser perdoada? Eu consigo até entender que as pessoas gastem seus momentos de ócio discutindo esse tipo de coisa com os amigos e mesmo nas redes sociais, mas virar matéria do "horário nobre" do domingo? Sério?
Em seguida veio a estória do casal Mundinho e Gerusa. Que não são da Bahia, que não viveram um amor proibido que não... nada. Que de comum com o casal da novela só têm o nome que, ok, o dela os pais deram por causa da personagem, mas de resto, o que mais tem nesse país é Raimundo (tá, o que mais tem é José e Maria, mas Raimundo é o 14o da lista de mais populares http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2011/11/confira-lista-completa-com-os-50-nomes-mais-populares-do-brasil.html)! Frustrei. Achei que ia encontrar mais semelhanças entre os personagens da novela e os reais...
Como hoje eu não vi os gols da rodada, a melhor parte foi o mago das receitas. Não porque o quadro seja super legal, mas porque o meu digníssimo odeia e reclama pra caramba do início ao fim. Tem dias que eu simplesmente mudo de canal, mas hoje foi um dos dias em que eu achei graça de ouvi-lo resmungar de tudo o que o pobre Felipe Bronze fez (e eu até achei que a cara ficou boa).
Depois nós conseguimos achar um bom filme passando em algum outro canal e ficou por isso mesmo.
Não sei se sou só eu, mas sinto os domingos ficando cada vez mais vazios e sem graça. Deve ser um sinal pra gente sair da frente da televisão e ir à praia, ler, jogar bola, passear com o cachorro, conversar com os amigos, passar mais tempo com a família ou namorar mais. Com a TV desligada. Mas será que a gente consegue?

Um comentário:

  1. Eu não sei o que é a Globo faz algum tempo. Se não fosse um restaurante aqui ou uma visita a casa de alguem ali eu acho que poderia dizer que faz anos que não vejo nada da Globo. Não sei das novelas, não sei da programação. Fiquei chocada em saber que que Zorra Total ainda existe e que ainda existem pobres coitados se submetendo a estar nisso. E posso dizer que compartilho da sua duvida, é o Fantástico que ficou mais ou menos ou é a gente que mudou de mentalidade? Lembro que gostava muito do Retrato Falado. E lembro que as melhores partes do programa duravam 2 ou 5 minutos. Eram bons assuntos, mas que ficaram ultra resumidos e eu ficava sem saber o todo :(

    ResponderExcluir