terça-feira, 14 de agosto de 2012

o fim do longuete

No início do mês, eu e mamãe fomos às compras. O objetivo era encontrar o vestido da mãe da noiva. Minha mãe não queria um vestido longo, uma vez que a festa será no jardim de casa - "vai arrastar no chão e estragar a barra do vestido", ela dizia - portanto saímos em busca de um longuete.
O primeiro desafia foi convencer as vendedoras de que a noiva estava de acordo que a mãe não usasse um longo. Imagina! Que absurdo! A mãe da noiva tem que estar de longo! E nós explicávamos, uma vez mais, que o casamento era no jardim de casa, num clima mais informal, e que eu - a noiva - estava, sim de acordo com o comprimento desejado por minha mãe.
Aí vinha a parte difícil: achar um vestido longuete. Aparentemente já não existem vestidos nesse feitio. Coisa rara. Vestido, hoje em dia, ou é longo ou é curto. Bem curto. Minivestido.
Sim, porque "na minha época", o longo era até os pés, o longuete no meio da panturrilha, o curto na altura dos joelhos e o mini no meio da coxa. Do tamanho que se usa hoje é micro.
Eu mesma já tinha passado por esse problema um mês antes, procurando um vestido para um casamento, como convidada. Ou longo ou curto. Acabei com um longo porque achei um vestido lindo remarcado, mas até aí estava bem frustrada. Queria algo na altura dos joelhos, mas mais pra baixo. Achei um ou dois modelos para experimentar, só. Sem "margem de erro" para um caimento que não fique bom, um preço acima do previsto ou uma cor que não lhe favoreça.
Minha mãe voltou para casa com um vestido curto, logo acima dos joelhos, mas ainda elegante e digno de uma senhora de seus cinquenta anos. Ficamos as duas satisfeitas, mas esse achado não foi feito em uma loja de vestidos de festa.
Na verdade, eu cheguei a discutir com a vendedora de uma das lojas, que insistia em dizer que a arara que nos mostrava era a dos longuetes, que "eles agora vinham nesse comprimento mesmo", na altura dos joelhos. Me irritou profundamente! Os vestidos eram do tamanho de uma blusa mais compridinha, minha. Mesmo em uma moça mais baixinha, ele ficaria curto, mas na minha mãe... será que a vendedora realmente achou que minha mãe usaria um vestido daqueles? nem eu usaria um vestido daqueles!
A questão é: quem foi que decidiu que eu tenho que me vestir feito a Suellen? O que aconteceu com as roupas que cobrem o suficiente dos nossos corpos para que fiquemos confortáveis em qualquer situação? É a moda. Só se vende saia curta. Bem curta!
É a moda? Será que não dá pra se fazer uma moda mais democrática? Uma moda para todos os gostos, corpos e idades?
Encontrar roupa para trabalhar é um custo. Até os modelos sociais estão encurtando. Encontrar um vestido com o qual se possa sentar e abaixar sem mostrar mais do que se deve é desafiador! A saída, quase sempre, é ir de calça. Ou de longo, enquanto ele ainda existe.

Um comentário:

  1. Eu sou meio revoltada com a moda tb simplesmente porque pelo menos aqui onde vivo ela nos impõe de usar. Ou é o que tá na moda ou é o que tá na moda. Lembro de quando eu queria uma calça boca sino logo na moda de skinny. Não havia uma alma que vendesse boca sino! As que eu tinha estavam precisando ser renovadas, mas acho que eu vou ter que esperar a moda virar - coisa de uma década ou 15 anos, pra poder renovar essas calças....

    Essa falta de democracia da moda é um porre! Eu não quero seguir/estar na moda, dá licença!! U_U

    ResponderExcluir