terça-feira, 19 de junho de 2012

Lá vêm as noivas

Quando eu era pequena, o que eu mais queria na minha vida era ser uma princesa. Tá, bom, eu continuei querendo ser uma princesa mesmo depois de grande, mas aí a percepção de mundo era diferente: as princesas eram mais modernas, usavam calça jeans e só usavam as jóias da coroa em ocasiões especiais. Quando eu era criança eu queria ser princesa mesmo, daquelas de desenho da Disney, com vestido armado, penteado, coroa e sapatinho de cristal, que falavam com os animaizinhos da floresta e tinham uma fada madrinha cintilante.
Quando eu era bem pequena mesmo, eu contava a quem quisesse ouvir, a estória da Bela Adormecida, das três fadinhas benfazejas e do príncipe "lindo-que-nem-o-papai", e vestia as camisolas da minha mãe fazendo as vezes de vestido de baile.
Acontece que não existiam dessas princesas nas ruas e o meu referencial ficava meio defasado, por assim dizer. Então, eu me apeguei ao que havia de mais parecido com as princesas de contos de fadas: as noivas.
Com uns 3, anos, fazia minha mãe colocar um vestidinho branco e o mosqueteiro do berço do meu irmão preso no alto da cabeça, fazendo as vezes de véu. Era uma noiva de botinha ortopé e buquê da marias-sem-vergonha do quintal de casa. E, claro, saía assim na rua, se deixassem, amarradona.
No casamento de um primo da minha mãe, eu tinha uns 6 anos, talvez, entrei tantas vezes na fila de cumprimentos dos noivos que me tiraram de lá. Tudo porque eu queria ficar olhando a noiva de pertinho, mas o tempo de um beijinho era curto demais para ver todos os detalhes. Esse meu mico foi filmado, tá, documentado, para a posteridade. 
Assim, desde que eu me entendo por gente, sou completa e absolutamente fissurada por tudo o que envolve esse mundo "encantado" em que vivem as noivas: vestidos, véus, tiaras, jóias, alianças, sapatos,.. Eu posso passar horas vendo revistas de noivas, bisbilhoto as fotos dos amigos dos amigos dos amigos nas redes sociais (e fico frustrada se forem visíveis apenas para amigos), vejo álbuns de casamento de amigos e desconhecidos com o mesmo entusiasmo, quase e, sim, meu dia favorito da semana, quando trabalhava na recepção de um grande hotel aqui no Rio, era o sábado: o dia em que as noivas iam se arrumar e desciam, de lindas a terrivelmente bregas, para fotografar no saguão.
Quando eu e meu namorado começamos a sair, eu fiquei com medo de que ele me achasse uma surtada neurótica, e avisei:"olha, eu não sou maluca, tá. Não estou esperando que a gente case na semana que vem, sei que estamos apenas começando, mas é que eu gosto mesmo de parar na frente de cada joalheria que encontrar e olhar as alianças". Até hoje não sei se ele acreditou, assim, cem por cento, mas, pelo menos, não saiu correndo.
É que eu não gosto só de pensar no meu próprio casamento. Aliás, meu próprio casamento será uma festa pequena e íntima. Eu gosto mesmo é que as pessoas casem e me convidem, ou mostrem as fotos, pelo menos. Eu gosto de noivas, todas elas. De festas de casamento, de cerimônias, as mais diversas. E de todo aquele encantamento de conto de fadas e promessas de felizes para sempre que esse dia carrega consigo.

3 comentários:

  1. Eu também adoro noivas, ir a casamentos e ver fotos! E tô ansiosa pra te ver no seu dia de princesa!!! Vai ser lindo :-)

    ResponderExcluir
  2. Ju, tu vai mudar de noivo eh? Pq festa pequena e intima com os zilhoes de amigos do Diego eh meio dificil... :P heehehe

    Oww, entao tu nem gostou das fotos do meu casamento (esse sim, uma festa pequena, e poe pequena nisso)... Eu num fui uma noiva normal, vestida de bolo de casamento... :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boneca, você está esquecendo que meu casamento periga só ter convidados do noivo, né? Porque fazer vocês todos virem de longe vai ser complicadinho... E aí não faz diferença ele ter convidados por nós dois :P E eu adoreeeeeeei as fotos do teu casamento de Jade,vestida de docinho lilás hehehe. Só não engoli até hoje não ter esperado mais uma semaninha pra eu estar presente.

      Excluir