sábado, 9 de junho de 2012

Sobre planos e perspectivas

Dia desses eu ouvi na rádio que uma pesquisa realizada com não sei quantos jovens universitários mostrou que a maioria absoluta deles esperava chegar ao auge de suas carreiras antes dos trinta anos. Alguns eram ainda mais otimistas: queriam estar no topo aos vinte e cinco. Não gravei os números exatos, mas fiquei com isso na cabeça.
Eu me formei aos vinte e três anos e não estava acima da idade média dos meus colegas graduandos. Alguns já trabalhavam antes de se formar, é verdade, mas vinte e cinco, honestamente, me parece um objetivo bem surreal pra ser o de uma maioria. Além disso, se pensarmos que vamos trabalhar, de uma forma geral, até os nossos 55, 60 anos, ou mais, não sobra muito objetivo para quase toda a sua vida profissional.

Se você teve a sorte de cursar uma faculdade e descobrir que era, mesmo, exatamente aquilo que queria para o resto da sua vida, parabéns! Você saiu na frente na corrida pelo sucesso profissional. Não quer dizer que vá chegar na frente, mas é um excelente começo. Muitas pessoas (e olha eu, bem ali, no meio delas, com o namoradão e alguns amigos) pararam, em algum momento, olharam à sua volta e se perguntaram: "O que diabos eu estou fazendo aqui?". Dependendo do momento de suas vidas em que essa pergunta aconteceu e de acordo com as possibilidades e personalidades de cada um, elas tiveram que escolher entre continuar no mesmo caminho, virar à direita na próxima entrada ou pegar o primeiro retorno e começar tudo de novo. Se servir de consolo, não fomos as primeiras e não seremos as últimas a encarar essa desesperadora crise existencial.
Mesmo que você tenha acertado de primeira, no entanto, é muito provável que ao completar trinta anos você ainda esteja batalhando seu lugar ao sol. É possível que as coisas estejam apenas começando a se arrumar na sua carreira e você esteja, ainda, cheio de metas a cumprir e sonhos a realizar. Pode ser que tenha conquistado umas boas coisas, um emprego bacana, um bom salário, mas sinta que ainda há muito por conquistar. Pode até ser que você que você tenha alcançado o auge da sua carreira ou esteja perto disso, mas, nesse caso, a menos que você seja atleta, não creio que faça parte de uma maioria.
Eu gosto de pensar que minha carreira estará muito bem estruturada antes dos meus quarenta anos. Se você é um jovem universitário e respondeu àquela pesquisa que queria ser o dono do mundo aos vinte e cinco, vai rir da minha cara, mas não esqueça que eu estou lá no meio daquelas pessoas que fizeram a faculdade errada e com um agravante: eu não descobri que não queria ser arquiteta ao mesmo tempo em que descobria o que realmente queria fazer. Houve um branco aí no meio do caminho, como uma neblina na minha estrada profissional, que só aos poucos foi se desfazendo.
Eu completei vinte e nove anos na semana passada e estou apenas terminando o desenho do que quero que seja a minha vida profissional. É claro que, bem antes disso, eu pretendo ter uma vida confortável, um bom emprego, um bom salário, alguma estabilidade; mas ainda quero fazer alguns cursos, uma pós, contatos, talvez morar fora do país. Além disso, quero casar, ter filho(s) nesse meio tempo e me dedicar muito a eles - se possível, integralmente, num primeiro momento (na Suécia, à propósito, as mamães têm um ano de licença pra cuidar de seus bebês. Os nossos quatro a seis meses, na minha cabeça, são uma grande violência contra mulheres e recém nascidos) -, namorar, arrumar a casa. Quero fazer tanta coisa que já pensei em fazer aniversário de dois em dois anos, só. Não é medo de ficar velha, é medo de não dar tempo de fazer tudo.
Medo de ficar velha eu não tenho, não. Minha vida só tem melhorado com o tempo e eu consigo perceber as mudanças acontecendo em mim. Hoje eu tenho mais e melhores amigos, mais e incríveis experiências acumuladas e estórias pra contar, mais planos para o futuro e mais definidos, e a empolgante sensação de que ainda nem cheguei no auge da minha vida.

2 comentários:

  1. Gostei. E me fez refletir.
    Beijos.

    PS: Tô seguindo seu blog direitinho :-)

    ResponderExcluir
  2. Adorei. E capaz de vc ter passado por mim no meio da multidao dos perdidos profissionalmente rsss. Acho otimo que você tenha se achado, assim, quem sabe, eu posso acreditar que um dia vai chegar a minha vez. Eu estou puramente na parte que não sei pra onde vou. Sera que se eu soprar bastante esse neblina sai? rs

    ResponderExcluir