quarta-feira, 27 de junho de 2012

tadinho do moço?

Eu fui criada para não fazer coisas erradas. Coisas claramente erradas. Tem gente que acha que não existe 100% certo ou 100% errado. Que as crianças e os jovens devem experimentar tudo e decidir, de acordo com as consequências que observarem, o que é certo ou errado para si. Eu discordo. Existem, sim, algumas coisas erradas que, em algum nível, podem ser justificadas e perdoáveis. Existem coisas que são certas ou erradas apenas de acordo com a cultura ou religião, e até existe uma ou outra coisa que pode ser mais ou menos certa dependendo de um ponto de vista, mas essas são as exceções, e são poucas.
Jogar lixo no chão é errado. Furar fila é errado. Maltratar animais é errado. Colar em prova é errado. Errado e ponto. Não tem justificativa, não tem desculpa. A maioria das coisas erradas é assim.
Se uma jovem resolve transar com o namorado antes do casamento, por exemplo, isso vai ser errado apenas de acordo com a cultura, religião ou princípios de família dela. Mas estuprar uma mulher vai ser sempre errado. E alegar que ela estava de saia curta ou roupa provocante não vai mudar nada.
Se uma pessoa está desesperada de fome, não consegue quem lhe dê comida e furta algo para comer, é  errado, mas, de alguma forma, justificável, perdoável. Mas uma pessoa que rouba para ter o tênis mais caro, para se exibir, se rouba simplesmente por ganância, é errado e ponto. Não tem o que discutir.
A meninazinha de 6 anos desapareceu durante um culto religioso e foi encontrada depois de 15 dias, no colo de um homem que pedia esmolas. Um vizinho reconheceu a menina, a polícia foi chamada e ela agora está em casa, sã e salva, com os pais. Aí eu estava hoje fazendo minhas unhas no salão quando passou uma reportagem sobre o caso na TV e eis o comentário que a moça sentada ao meu lado fez:
"Coitado desse homem. Vocês viram? Na carroça dele tinha brinquedos, roupinhas e ele estava cuidando bem da menininha. Não pegou pra abusar nem maltratar, nada, pegou só pra pedir esmolas. Com um bom advogado esse pobre nem ia pra cadeia, mas claro que ele não vai ter um bom advogado, coitado, e vai acabar como um criminoso."
Oi? Olha só, pode ser que não tenha sido ele que sequestrou a menina. Que outra pessoa o tenha feito ou que a menininha tenha simplesmente se perdido da mãe e que ele a tenha encontrado e, como não sabia de onde ela vinha, ficou com ela, pensando no que fazer, sei lá... Tirando essa possibilidade, a única chance de esse homem ser um pobre coitado é se ficar provado que ele tem algum transtorno mental e que estava fora de si ou da realidade quando pegou a menininha. De resto, o simples fato de ele ter colocado brinquedinhos na carroça ou, aparentemente não a ter maltratado, não mudam o fato de que tirou uma criança da mãe. E para colocá-la em uma situação de privação, tendo que pedir esmolas para comer. Fui só eu que entendi assim?
A gente está tão acostumado com a violência que deu pra agradecer quando "algo pior" não acontece. Capaz até de achar bandido bonzinho, tipo o que me assaltou no ônibus e terminou seu assalto com um "muito obrigada, colega, fica com Deus".
Você é assaltado. Se só te levam a carteira, as pessoas dizem "ainda bem que foi só a carteira, não te fizeram nada". Se o sujeito te dá um empurrão, "podia ter sido pior, ainda bem que não machucou". Se machucar, você tem que agradecer por não ter levado um tiro. Se levou, pelo menos ainda está vivo. Caramba! A carteira é sua! Ou era, pelo menos. Aquele abominável ser do pântano não tinha o direito de levá-la, não tinha o direito de levar o que é seu, de se impor pela força ou simples ameaça de força! E acontece que as pessoas simplesmente não te dão o direito de ficar indignado, porque "podia ter sido pior".
Podia. Nesse caso, eu ficaria ainda mais indignada!
Essa flexibilidade de certo e errado tem que ser revista, eu acho. Não pode servir pra tudo. Não pode ser aplicado a todos os casos. Tem coisa que é errada e ponto.

Um comentário:

  1. "Mas estuprar uma mulher vai ser sempre errado. E alegar que ela estava de saia curta ou roupa provocante não vai mudar nada." Não sei nem o que achar de quem pensa que a mulher tem culpa. COMASSIM???

    Bandido bonzinho, sequestrador legal, pedinte coitado... Olha essas coisas estão muito deturpadas! A vitima é quem furta, quem rouba, quem sequestra?? E a vitima em si é 'sortuda' né já que nada pior aconteceu. Fala serio!

    Ju, vam'bora pra Suécia!

    ResponderExcluir